quinta-feira, 18 de junho de 2009

As classes sociais e as desigualdades

A chamada classe social nada mais é que a divisão de pessoas feita a partir do seu status social e de outros fatores ligados a ele. É resultado da forma com que as pessoas viviam desde o período da Idade Média quando havia os estamentos, formação de camadas sociais, onde os senhores feudais e o clero eram “os indivíduos da classe alta", os servos “os indivíduos da classe baixa”, porém adaptadas à situação do seu momento histórico. A divisão de indivíduos a partir das classes sociais demonstra a desigualdade existente em um mesmo território, seja ela econômica, profissional e até mesmo de oportunidades. Como fato normal (como é encarado na atualidade), pode-se perceber claramente em organizações a diferença entre pessoas de classes sociais altas e baixas. São pessoas muito bem vestidas, atualizadas e portadoras de grande conhecimento em oposição a pessoas mal instruídas que somente conseguem acatar ordens, sem ao menos poder opinar sobre o resultado do trabalho a ser executado, por falta de conhecimento. A chegada do capitalismo fez com que as diferenças entre pessoas ficassem em evidência, pois as pessoas que tinham condições para estabelecer ordens e possuir funcionários compunham a classe alta enquanto aqueles que recebiam e executavam as ordens preenchiam a classe média e baixa de acordo com seu grau de instrução e sua remuneração. Dessa forma, pessoas que não conseguem estudar e melhorar suas condições de vida infelizmente torna-se cada vez mais atrasadas, resultando na dificuldade em conseguir emprego e renda, em contrapartida, as pessoas com grau de instrução melhor tende a cada dia mais se atualizar e renovar seus conhecimentos, fazendo com que suas oportunidades sejam mais amplas. É o que diz o velho ditado popular: “O rico cada vez fica mais rico e o pobre cada vez fica mais pobre.”


Retirado de : http://www.brasilescola.com/sociologia/classes-sociais.htm

O Que Podemos Fazer?

Levando em consideração o que é apresentado no filme Ilha das Flores, podemos ver que a culpa das desigualdades sociais presentes no Brasil não é exclusivamente do governo, mas também da população. Muitas são as pessoas dão mais importância o que lhes pertence ao invés de pensar nos outros que sofrem por não terem boas condições de vida, tal fato é visto no filme Ilha das Flores quando o dono dos porcos prefere alimentar sua criação ao invés de dar os restos de comida primeiro para os habitantes pobres da Ilha das Flores.

Filme Ilha das Flores

Um filme que retrata bem a desigualdade social é sem duvida o filme "Ilha das Flores". Este curta metragem brasileiro, do gênero documentário, escrito e dirigido pelo cineasta Jorge Furtado em 1989, com produção da Casa de Cinema de Porto Alegre.Um filme que atravessa tantos anos, e sempre nos impressiona e esta sempre atual.
O Filme fala de um lugar situado na cidade de Porto Alegre em que todo o lixo da cidade é depositado, após ser considerado inapropriado para o consumo humano. O nome “ilha das flores” representa um evidente contraste com a realidade do local, vez que, ao invés de flores e lindos campos, como o próprio nome do local sugere, tem-se um verdadeiro “chiqueiro de porcos”, só que habitado por seres-humanos que não participam da sociedade e sequer recebem ajuda de órgãos governamentais, sendo, por isso, submetidos a tratamento desumano, degradante, tornando-os inferiores aos suínos que, não obstante sejam desprovidos de racionalidade, recebem tratamento mais digno de que os próprios seres-humanos que ali habitam. Talvez as únicas flores do local sejam as centenas de crianças que poderiam estar brincando ao invés de estarem procurando o que comer em restos dos seres de sua própria espécie, e dos jovens que poderiam estar no mercado de trabalho, lutando para viverem com dignidade.A Desigualdade social é percida com os personagens como D.Nete, o dono dos porcos em comparação com os habitantes da Ilha Das Flores. A falta de dinheiro, educação, saneamento básico faz com que essas pessoas, sejam colocadas abaixo dos porcos.
Este filme um bom instrumento para discutirmos aonde vamos parar se continuarmos no atual sistema de produção que desvaloriza totalmente o HUMANO.

-Ele está disponivel no Youtube :
Parte 1: http://www.youtube.com/watch?v=Zfo4Uyf5sgg
Parte 2: http://www.youtube.com/watch?v=6IrGibVoBME
Parte 3: http://www.youtube.com/watch?v=3NddTNoDvm8

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Programas sociais não eliminam a pobreza no Brasil

Um relatório da ONU diz que os programas sociais do governo Lula não são o sufuciênte para eliminar a condição de vida dos brasileiros.
Veja abaixo o que foi apresentado sobre este assunto no site da Gazeta do Povo no dia 26/05/2009:

"Segundo a Organização das Nações Unidas, os programas adotados desde o início do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda não estão sendo suficientes para lidar com questões como desigualdade social, reforma agrária, moradia, educação e trabalho escravo. Em relatório divulgado ontem, a ONU critica as condições sociais no Brasil e alerta que as populações mais pobres não estão sendo beneficiadas pelo Programa Bolsa Família. A entidade pede que o benefício seja revisado, ganhe maior eficiência e seja universalizado.

Os peritos admitem avanços no combate à pobreza no país, mas insistem que a injustiça social “prevalece”. As recomendações apresentadas ontem na Suíça, sede da ONU, estão sendo consideradas como uma avaliação do que foi o governo Lula em suas políticas sociais, a um ano e meio do fim de seu mandato. As críticas são resultado da avaliação feita pelo Comitê pelos Direitos Econômicos e Sociais da entidade, que sabatinou o governo brasileiro. Os peritos querem que o Brasil traga os resultados dessas recomendações em sua próxima sabatina, em 2013.


Segundo a Organização das Nações Unidas, os programas adotados desde o início do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda não estão sendo suficientes para lidar com questões como desigualdade social, reforma agrária, moradia, educação e trabalho escravo. Em relatório divulgado ontem, a ONU critica as condições sociais no Brasil e alerta que as populações mais pobres não estão sendo beneficiadas pelo Programa Bolsa Família. A entidade pede que o benefício seja revisado, ganhe maior eficiência e seja universalizado.

Os peritos admitem avanços no combate à pobreza no país, mas insistem que a injustiça social “prevalece”. As recomendações apresentadas ontem na Suíça, sede da ONU, estão sendo consideradas como uma avaliação do que foi o governo Lula em suas políticas sociais, a um ano e meio do fim de seu mandato. As críticas são resultado da avaliação feita pelo Comitê pelos Direitos Econômicos e Sociais da entidade, que sabatinou o governo brasileiro. Os peritos querem que o Brasil traga os resultados dessas recomendações em sua próxima sabatina, em 2013."

(Retirado de http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/vidapublica/conteudo.phtml?id=890276)