quinta-feira, 18 de junho de 2009

Filme Ilha das Flores

Um filme que retrata bem a desigualdade social é sem duvida o filme "Ilha das Flores". Este curta metragem brasileiro, do gênero documentário, escrito e dirigido pelo cineasta Jorge Furtado em 1989, com produção da Casa de Cinema de Porto Alegre.Um filme que atravessa tantos anos, e sempre nos impressiona e esta sempre atual.
O Filme fala de um lugar situado na cidade de Porto Alegre em que todo o lixo da cidade é depositado, após ser considerado inapropriado para o consumo humano. O nome “ilha das flores” representa um evidente contraste com a realidade do local, vez que, ao invés de flores e lindos campos, como o próprio nome do local sugere, tem-se um verdadeiro “chiqueiro de porcos”, só que habitado por seres-humanos que não participam da sociedade e sequer recebem ajuda de órgãos governamentais, sendo, por isso, submetidos a tratamento desumano, degradante, tornando-os inferiores aos suínos que, não obstante sejam desprovidos de racionalidade, recebem tratamento mais digno de que os próprios seres-humanos que ali habitam. Talvez as únicas flores do local sejam as centenas de crianças que poderiam estar brincando ao invés de estarem procurando o que comer em restos dos seres de sua própria espécie, e dos jovens que poderiam estar no mercado de trabalho, lutando para viverem com dignidade.A Desigualdade social é percida com os personagens como D.Nete, o dono dos porcos em comparação com os habitantes da Ilha Das Flores. A falta de dinheiro, educação, saneamento básico faz com que essas pessoas, sejam colocadas abaixo dos porcos.
Este filme um bom instrumento para discutirmos aonde vamos parar se continuarmos no atual sistema de produção que desvaloriza totalmente o HUMANO.

-Ele está disponivel no Youtube :
Parte 1: http://www.youtube.com/watch?v=Zfo4Uyf5sgg
Parte 2: http://www.youtube.com/watch?v=6IrGibVoBME
Parte 3: http://www.youtube.com/watch?v=3NddTNoDvm8

Nenhum comentário:

Postar um comentário